Segundo pesquisa, ouvir música durante o trabalho ajuda na produtividade

Que música faz bem não é nenhuma novidade, mas estudo recente feito pela Universidade de Miami, aponta que ouvir música durante o expediente de trabalho pode ajudar na produtividade.

Segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Teresa Lesiuk, quem ouve música durante o trabalho, termina suas tarefas mais rápido e tem ideias melhores, pois a música melhora o humor. “Quando você está estressado, você pode tomar uma decisão mais rapidamente, seu foco de atenção é menor. Quando você está em um estado de espírito positivo, você é capaz de enxergar outras opções”, disse Lesiuk ao jornal New York Times.

Do ponto de vista biológico, os sons melodiosos ajudam na liberação da dopamina, responsável pela sensação de prazer na área de recompensa do cérebro. “A mente das pessoas tende a vagar… e sabemos que a mente vagando traz infelicidade”, disse Dr. Amit Sood, medico especializado em medicina integrativa da Clínica Mayo, e completa: “A Maior parte desse tempo, estamos focando nas imperfeições da vida. A música pode nos trazer de volta ao momento presente”. Dr. Sood afirma que leva apenas 15 minutos a meia hora (ouvindo) para recuperar a concentração e que música sem letras geralmente funciona melhor.

Ainda segundo o estudo da Universidade de Miami, a escolha do gênero musical pela pessoa que irá ouvir é muito importante e os profissionais mais beneficiados no trabalho são os que possuem experiência moderada. Com os novatos acontece o inverso, há um aumento da dispersão e já com os profissionais mais antigos não há qualquer influência em seu desempenho durante o serviço. [New York Times]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s