O melancolismo do The Radio Dept.

The Radio Dept. no Beco 203

Aconteceu ontem (6), o show do trio sueco The Radio Dept, no Beco 203, em São Paulo. Cheguei um pouco antes da meia-noite e a casa estava abarrotada. Nunca tinha visto o Beco tão cheio (fora e dentro). Também não era para menos, era a oportunidade de conferir ao vivo o grupo que é conhecido por sua descrição e ser avesso a grandes turnês.

O Beco mudou desde a última vez que fui ao local. As reformas foram feitas diante da necessidade de solucionar alguns problemas decorrentes da casa, tais como as filas nos caixas. Não está o ideal (as filas continuam), mas a tentativa é válida. Na verdade acredito que o Beco ainda esteja em fase de adaptação… questão de tempo. Mas vamos ao que interessa.

Beco 203

O show começou com uma hora de atraso (necessário para dar tempo dos fãs que estavam na fila do lado de fora entrarem). Apesar de muito discretos e tímidos (as músicas representam bem a personalidade do grupo), os meninos são simpáticos e até arriscaram um pouco de português. O trio de indie rock mellow fez um show melancólico e deixou pouco espaço para músicas com guitarras mais estridentes. Na verdade, a apresentação foi bem rápida, um pouco mais de uma hora, mas o suficiente para deixar a marca do grupo.

Johan Duncanson

O som do The Radio Dept. é nostálgico, mas ninguém esperava por outra coisa, pelo contrário, o público que foi responsável pela vinda do grupo através de crowdfunding, realizada pela empresa Playbook, sabia exatamente o que queria. A audiência educada esperava paciente por suas músicas preferidas, que vinham seguidas por gritinhos a cada escolha acertada do trio. O abuso de efeitos atrapalhou um pouco na qualidade do som, que poderia estar um pouco mais claro. Com os instrumentos mais altos que o microfone do vocal e o efeito propositalmente abafado estavam um pouco acima do ideal, fazendo algumas músicas serem difíceis de ouvir a voz do Johan Duncanson.

Em recente entrevista a MTV, Johan negou que a sonoridade do grupo seja associada a estilos como dreampop ou shoegaze (bem característicos de mellow rock) e disse que eles são basicamente uma banda pop, como o Wham!. Duncanson, sinto muito em lhe dizer, mas vocês não são um grupo pop, mas acredite, é justamente aí que está o charme e a graça de vocês.

Johan Duncanson

A banda só cantou uma música no bis e no final da apresentação o trio se manteve no palco para autografar os inúmeros discos, cds etc. que os fãs entregavam para eles. Com o tumulto, muito educadamente, o vocalista pediu 10 minutos para beber algo, fumar um cigarro e prometeu que voltava para assinar o resto. Muito simpático por parte deles, vai?!

The Radio Dept. no Beco 203

Johan falando com o público no final do show

The Radio Dept. ainda irá fazer mais um show no Brasil graças à iniciativa dos fãs. A sortuda cidade é o Rio de Janeiro e apresentação será no próximo dia 8, no Teatro Odisseia. Vale a pena conferir, cariocas.

Confira abaixo como foi o show em São Paulo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s