Metal Open Air: um festival de fiascos e desrespeito

Homem fica desolado com o cancelamento do festival

Pensei muito sobre o que falar sobre o festival Metal Open Air, que teoricamente deveria ter ocorrido nesse último fim de semana em São Luís, no Maranhão. Digo “deveria ter ocorrido”, porque o pouco que ocorreu não pode ser chamado de festival.

Estava sem internet nesse fim de semana, mas já saí de São Paulo com a certeza de que esse evento seria um fiasco e/ou cancelado. Até sexta-feira umas 7 bandas já tinham cancelado suas apresentações alegando falta de pagamento, entre outras coisas. Na quinta já havia comentários de que não tinha quase nada montado no local, tão pouco banheiros – empresas terceirizadas também alegando problemas com pagamentos etc. Sabia que algo muito errado estava acontecendo, pois para um evento desse porte, um dia antes de acontecer não ter quase nada montado, é muito estranho.

O fiasco do que poderia ter sido o maior festival de metal do Brasil e América Latina foi maior do que eu imaginava, aliás do que todos. Pessoas pagaram caro, cerca de R$ 450 pelo passaporte (direito aos três dias) e mais R$ 100 por dia de camping. A abertura dos portões, prevista para a última quinta-feira, ocorreu com 5 horas de atraso. Imagina você vindo de outro estado, cansado pela viagem, chegando cedo para montar sua barraca e dá com a porta na cara e com o local totalmente deserto, sem ninguém da produção? E o pior, depois de ficar plantado do lado de fora (sem água ou comida), quando finalmente você chega ao local do camping percebe que não existe local de camping, e sim um estábulo, com fezes, carrapatos e sem qualquer infraestrutura de energia elétrica ou água para tomar banho…Sério, isso não existe!

Camping era no estábulo

Se esses fossem os únicos problemas… Bandas e mais bandas cancelando de hora em hora e, claro, as principais atrações – o que provavelmente provocaram a vinda de grande parte do público – também canceladas. Grupos tendo que usar a própria equipe para fazer os equipamentos funcionarem e os shows ocorrerem… Mas o mais lamentável foi a produção que empurrou o problema de um para o outro (Lamparina e Negri Concerts responsáveis pelo evento), incluindo até acusações de sequestro e agressões. Ah, e em momento algum alguém foi ao palco explicar o que estava acontecendo, deixando o público – já cansado e castigado – mais confuso e frustrado. Os problemas se estenderam pela sexta e sábado e tendo por fim o cancelamento oficial no terceiro e último dia….

Fã observando a produção desmontar o palco

Não vou ficar entrando em detalhes pois não estava lá, mas pelo que li e vi (imagens de puro desolamento por parte do público e infraestrutura precária, para não dizer inexistente) é de um desrespeito sem tamanho. Espero do fundo do meu coração que essas produtoras responsáveis por essa baderna sejam duramente penalizadas e proibidas de fazerem qualquer outro tipo de evento desse porte. Espero também que o público seja ressarcido e entre na justiça pelos seus direitos. Muito, mas muito triste mesmo com o desrespeito às pessoas que se dispuseram a sair do conforto de suas casas e tiveram que passar isso, e o pior, pagando… Lamentável, só o que consigo dizer…

Leia a nota, que acaba de ser divulgada pela Negri Concerts. Agora só falta a Lamparina se manifestar.

2 pensamentos sobre “Metal Open Air: um festival de fiascos e desrespeito

  1. Guilherme disse:

    Isso foi vergonhoso… Teve gente que viajou do extremo sul do Brasil para lá… Fica uma péssima imagem para o nosso país… Esses produtores precisavam ter vindo para um Lolla, Planeta Terra, SWU, para aprender como fazer um bom festival… Não é tão difícil, é só ter boa vontade e inteligência… Abs Gui

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s