Empresa transforma moradores de rua em pontos de internet no festival SXSW e causa polêmica nos EUA

Os "Homeless Hotspots" durante o SXSW

Muitos de vocês devem conhecer o South By Southwest, festival americano que engloba música, arte, cinema e tecnologia. O evento que rola por toda a cidade de Austin, no Texas, vem sendo alvo de críticas. Na verdade, não o SXSW e sim a empresa BBH Labs que está participando do festival.

O departamento da agência de marketing, voltado para área de inovação, causou polêmica ao contratar moradores de rua locais para que caminhassem pela cidade carregando transmissores sem fio móveis, oferecendo acesso à internet aos participantes do evento, em troca de doações. Como a maioria das pessoas que vão ao festival possuem smartphones, a BBH Lab percebeu que o serviço de telefonia móvel poderia ficar sobrecarregado, por isso teve a ideia do projeto “Homeless Hotspots“.

Ao todo foram contratados 13 voluntários do abrigo local, e estes foram equipados com os aparelhos, cartões de visitas e camisetas com seus respectivos nomes. Eles recebiam diária de US$ 20 e também podiam ficar com todas as doações obtidas ao longo do dia.

Tudo estaria bem, se não tivessem surgido alegações de que contratar pessoas em condição precária para fazer delas torres de comunicação sem fio era uma exploração. Bom, a semana ligada à tecnologia no SXSW acabou ontem (13), porém essa polêmica ainda deve perdurar.

O South By Southwest vai até o dia 18 de março, mas agora focado em filmes e música.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s