A polêmica Lana Del Rey (Lana, Who?)

Lana Del Rey

Muito se falou sobre a cantora Lana Del Rey em 2011. Bom, se você ainda não ouviu nada sobre ela, prepare-se, pois ainda irá ouvir muito. A partir do dia 23 deste mês, será lançado nos EUA o álbum de estreia da moça em questão – no Brasil será no dia 30 de janeiro. Ops, mas ela já lançou um outro LP, não?! Sim, e essa é só mais uma das questões que envolvem a polêmica, ou não, Lana Del Rey.

A nova-iorquina de 24 anos, na verdade se chama Lizzy Grant, e ao que tudo indica, ela era bem diferente da imagem, que se vende hoje. Lana já cantava há algum tempo em bares do circuito underground de Nova York, e chegou a lançar um LP em meados de 2010, este, foi retirado do iTunes tão logo ela apareceu com o novo nome e aparência completamente diferentes. E por quê? Bom, ai é que está o grande X da questão.

Antes de tentar achar uma resposta, vocês – que não a conhecem -, devem estar se perguntando quem é essa tal de moça e por que eu e o mundo estamos falando sobre ela. Bom, essa discussão em torno da cantora, se formou depois que a própria colocou dois vídeos na internet. Eles foram um sucesso instantâneo, principalmente o single “Video Games”, que teve tantos acessos – até hoje foram mais de 7 milhões -, e acabou intrigando a indústria da música, já que ela nem sequer tinha um álbum lançado – até então as pessoas não sabiam que ela era Lizzy. Aí é que as polêmicas começaram…

Lizzy era uma loirinha cheiinha, que em nada lembra a esguia ruiva de lábios carnudos Lana Del Rey. Até ai, ok?! Ela é jovem, só tem 24 anos e tem todo o direito – como qualquer um – de mudar o visual, emagrecer, pintar o cabelo e colocar preenchimento nos lábios. Sim, essa é a outra polêmica sobre a moça, já que ela jura de pé junto, que não fez nada no rosto. Tirem suas próprias conclusões  a partir das fotos abaixo. Alguma coisa aconteceu. Eu já vi meninas encorparem e virarem mulheres depois dos 20 anos, mas lábio encorpar? Essa, eu nunca vi.

Lizzy Grant

Lizzy x Lana

Para completar o ar de mistério, as pessoas queriam saber como que ela conseguiu esse sucesso todo. Há algumas hipóteses. A primeira é que Lana, Lizzy ou sei lá como podemos chamá-la, é filha de um executivo americano bem-sucedido, e que ele “PAItrocinou” tudo isso, chamando um manager e fazendo uma super estratégia de marketing. A outra possibilidade é mais ou menos parecida, só tira o pai, e coloca como financiador um executivo, dono de uma gravadora, com quem a cantora supostamente teria, ou teve, um caso.

Enfim, seja lá qual for a história real – se ela turbinou os lábios, se teve um caso com o dono de uma gravadora ou se ela é só mais um produto fabricado que tão logo será esquecido -, o que fica claro é que teve sim uma jogada de marketing grande em cima da moça, e que a gravadora atual – Lana assinou um contrato com a Interscope – está tentando a todo custo apagar a verdadeira Lizzy.

Polêmicas à parte, não acho a moça tudo isso, aliás, bem longe disso. Alguns a comparam com a Cat Power e Fiona Apple – really? really?. Confesso que gosto muito da música “Video Games”, mas em estúdio, porque ao vivo é lamentável. A cantora fez seu debut na televisão, no último sábado (14), no programa americano Saturday Night Live – aparecer neste show é um grande indicativo da popularidade de um artista – e foi simplesmente terrível. Visivelmente nervosa e desconfortável, a cantora deu um “show” – literalmente – de desafinação. Veja e ouça você mesmo.

Com a chegada nos próximos dias do primeiro álbum de Lana e da pequena turnê pela Europa, que já começou desde novembro do último ano – todas as apresentações com ingressos esgotados, diga-se de passagem -, acredito que outras polêmicas virão. Aguardaremos os próximos capítulos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s