As melhores músicas nacionais de 2011

Como prometido, aqui vai a lista das melhores músicas nacionais de 2011.

Gostaria de deixar claro que esta seleção se refere às melhores músicas e não as mais tocadas, ok?! Novamente, repito, que popularidade não é um requisito determinante, porém, importante.

Diferentemente dos melhores álbuns, onde leva-se em consideração o conjunto da obra, nesta categoria poderá ter músicas de artistas, que se quer apareceram no outro “top”.

10 – Gaby Amarantos – “Xirley”

Bom, o que falar dessa personagem conhecida como a “Beyoncé do Pará”? Gaby anda fazendo muito barulho por aí, e não é para menos, a moça colocou o Tecnobrega para além dos limites do Pará, onde o ritmo é mais do que propagado. A carismática cantora suavizou o ritmo, na música “Xirley”, justamente para agradar um público, que anda sedento por novidades musicais.

9 – CSS – “Hits Me Like a Rock”

A banda mais internacional do Brasil, Cansei De Ser Sexy, conseguiu em “Hits Me Like a Rock”, fazer uma música suave a ao mesmo tempo dançante, daquelas que você fica batendo o pezinho toda vez que ouve. Bobby Gillespie, do Primal Scream, participa da música dividindo os vocais com a vocalista Lovefoxxx.

8 – Agridoce – “Dançando”

O mais novo projeto da roqueira Pitty, parece ter dado certo. Em parceria com Martin Mendonça, a cantora baiana mostra o seu lado mais doce e uma suavidade vocal, que poucas vezes se ouviu em seus trabalhos solos. “Dançando” é uma das músicas que mais deixa claro a versatilidade e doçura da voz de Pitty.

7 – Boss in Drama – “Disco Karma”

Um resgate a boa e velha “dance music”. Em parceria com a cantora Christel Escosa, “Disco Karma” é a prova viva de que a “disco music” continua viva e muito bem, obrigada. Sem mais.

6 – Wado – “Com a Ponta dos Dedos”

Com participação de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães, Wado conseguiu fazer uma música linda, porém, sem ser “melada”. A canção “Com a Ponta dos Dedos”, do álbum “Samba 808”, foi uma das mais belas surpresas sonoras de 2011.

5 – Emicida – “Licença Aqui”

“Licença Aqui” é uma boa amostra do que é um dos melhores álbuns de rap de 2011. Com letra madura e produção impecável, Emicida deixa claro o porquê é um dos destaques do hip-hop nacional.

4 – Marcelo Camelo – “Vermelho”

Com um álbum bem mais “pra cima”, do que o anterior, “Nós”, e com participação da sua musa Mallu – que parece ter inspirado o novo LP, “Toque Dela” -, Marcelo parece ter acertado a mão. “Vermelho” é uma música que demonstra a fase mais alto astral do cantor e compositor, e ótima, diga-se de passagem.

3 – Mallu – “Sambinha Bom”

2011 parece ter sido o ano do casal. Fazendo participações em vários trabalhos, do namorado, do Wado, entre outros, Mallu amadureceu e seu trabalhou também. A jovem cantora mostra a mudança de foco, com um LP mais “abrasileirado”, apesar de algumas músicas ainda terem frases em inglês. Um dos destaques de 2011 foi “Sambinha Bom”.

2 – Chico Buarque – “Essa Pequena”

Chico Buarque voltou, e em sua melhor forma. “Essa Pequena” tem uma pegada meio “jazzista”, porém, sem perder as características das músicas do Chico. Intimista e simplesmente deliciosa.

1 – Criolo – “Não Existe Amor em SP”

A medalha de ouro não poderia ser para outra pessoa, que não fosse o Criolo. 2011 foi definitivamente o ano do rapper. “Não Existe Amor em SP” não só merece ser a “Melhor Música Nacional de 2011”, como entrará para o hall de uma das canções, que mais representam o espírito da maior e mais importante cidade da América Latina. Ela conseguiu se tornar um clássico da música paulistana, e também brasileira. Definitivamente, colocou  Criolo, no patamar de grandes artistas nacionais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s