Malandro e malandro e mané é mané

E se foi o primeiro dia do SWU. Quanta mudança!… Mas vou deixar os comentários gerais sobre o festival  após  os três dias. Mais seguro.

SWU

Nesta nova edição, o festival conta com três palcos, mais a tenda de música eletrônica.

Palcos Consciência e Energia são os maiores e principais. A disposição dos palcos, agora um à frente do outro, agilizou o deslocamento do público entre eles. Os shows eram alternados, assim as atrações principais não brigavam entre si.

palco Energia

palco Consciência

Já o Palco New Stage (o meu preferido) era em um local diferente e bem menor que os demais. Nesse, rolaram os shows mais alternativos e interessantes, na minha opinião.

palco New Stage

A tenda eletrônica, batizada com o nome de um dos patrocinadores –   Heineken Greenspace – , ficava perto do palco New Stage e, para ser bem sincera, passei longe. O barulho infernal e altíssimo chegava a todos os palcos, inclusive quando havia atrações acontecendo.

tenda eletrônica

O primeiro dia do SWU teve uma programação mais jovem, com foco no hip-hop, pop e reggae. O público presente era, em sua grande maioria, fãs do hip-hop.

As atrações nacionais foram Emicida  – que abriu o palco Consciência – , Crus, Marcelo D2, a dupla Miranda Kassin & Andre Frateschi  e Copacabana Club. A única atração nacional que consegui ver, e mesmo assim só a última música, foi o Marcelo D2 que,  a essa altura, já lotava uma das principais arenas do festival, o Palco Energia.

show do Marcelo D2

Já as internacionais foram os nova-iorquinos Matt & Kim, Michael Franti & Spearhead,  os texanos Ghostland Observatory, a banda de reggae americana Soja, OFWGKTA, Demian Marley (o filho do próprio), o rapper americano Snoop Dogg, Kanye West e, finalizando a noite, The Black Eye Peas.

Como cheguei tarde, por volta das 19h, consegui ver parte das atrações.

Um dos destaques da noite foi o grupo Ghostland Laboratory. Os texanos fogem do comum e fazem um som ousado que mistura rock, funk e eletrônico. Sem contar que a diferença visual, digamos assim, da dupla faz o duo ficar mais interessante. Aaron Behrens, o vocalista, dá um show à parte. Seu visual de roqueiro desleixado, franzino contrasta com suas dancinhas a lá Freddie Mercury.

Ghostland Laboratory no palco New Stage

Outra  atração da noite (e mais esperada por mim) foi o rapper Kanye West. O americano que acabou de lançar o excelente álbum em parceria com Jay-Z, WatchtheThrone, fez o show mais longo da noite de sábado. Apesar de não ter banda,apenas um Dj no palco, e cantar em cima de suas próprias músicas, Kanye não deixou a desejar. Simpático e talentoso, o rapper só decepcionou os fãs, quando deixou de fora os hits do seu novo álbum, como, por exemplo, Otis, pedida em coro pelo público.

Responsável por um dos shows mais esperados da noite pelo público presente, Snoop Dogg fez um show divertido, mas o som baixo atrapalhou sua apresentação clichê.

show do Kanye West no palco Consciência

Snoop Dogg no palco Energia

A decepção da noite, porém, foi o grupo The Black EyePeas. Não que eu esperasse muito deles, mas como trabalhei na produção de um dos shows do grupo americano (não tenho certeza, mas acredito que do primeiro show deles no Brasil, em 2006, e tinha até achado interessante), agora, com dezenas de hits novos, achava que iria me empolgar mais. Não foi o que aconteceu. O show se mostrou uma grande “encheção de linguiça”, como se eles não tivessem música para tocar. Curto e com mais de 20 minutos de pura baboseira –  como o líder do grupo dando uma de DJ – , o show se mostrou desinteressante. Nem a super produção do palco os salvou.

Black Eye Peas

Saldo da noite: negativo. Uma amiga, que estava comigo no SWU, teve o seu celular furtado em menos de 20 minutos dentro do festival. Tempo de entrar no parque e ir até o palco ver D2. Tentamos falar com algum policial para deixar registrado o furto, mas foi em vão. Portanto,  certamente ela não irá para a estatística de incidentes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s