Considerações finais

Antes de fechar o capítulo Bestival 2011, gostaria de deixar algumas informações e considerações finais a respeito do festival de música  – e outras excentricidades –  mais inusitado e colorido de que se tem notícia.

Antes de colocar sua fantasia na mala, algumas informações importantes aos marinheiros de primeira viagem que se interessaram e estão pensando em vir ao festival:

  • Se você não tem um espírito muito aventureiro, não gosta de passar frio, mesmo sendo verão europeu, não gosta de fazer longas caminhadas, não tem paciência para filas (banheiro, bebida, comida, transporte  etc) e para jovens que adoram beber e usar outras “cositas” , talvez o Bestival não seja a melhor opção para você. Eu não me canso de falar o quanto bacana é o festival, mas chegar até a ilha (e até o seu hotel, caso não queira acampar) requer muito jogo de cintura, disposição e paciência. Aliás, a paciência é um item importante em se tratando de um evento frequentado, em sua grande maioria, por jovens. Eles bebem, eles “fumam”, e eles gritam (tudo no superlativo), mas nada que um jovem brasileiro não faça também.
  • O clima cinzento da Inglaterra não é uma grande novidade, mas enquanto de dia a temperatura é mais amena, quando chega a tarde e, principalmente, a noite, o vento e o frio se fazem muito presentes, sem contar a garoa que chega e vai embora diversas vezes ao dia. Capas de chuva e galochas são itens  ESSENCIAIS, e se você não estiver acostumado a usá-las, vai sofrer um bocado; elas são pesadas. Anda-se muito pelo festival, e as grandes ladeiras do parque só pioram esse cenário, principalmente se tiver chovido, aí requer um cuidado especial para não despencar ladeira abaixo.
  • Reserve trem, balsa, hotel e, principalmente, compre os convites com bastante antecedência, já que eles se esgotam rapidamente. Não foi raro ver dezenas de pessoas implorando para você vender ou doar a pulseirinha na entrada do parque. Aliás, para quem comprou o pacote do final de semana, no primeiro dia do evento eles trocam o convite único por uma pulseira que você não deve tirar  do pulso em hipótese alguma. Caso você perca,  não consegue entrar novamente, nem implorando para Vossa Majestade, a rainha.

Informações, endereços e opções de transporte e estadia são fornecidos no site do festival www.bestival.net. Apesar de ser um pouco confuso, já que praticidade não é o forte dos ingleses, e os produtores do festival usam uma linguagem um tanto quanto informal (você nunca sabe se é uma brincadeira ou não), lá você encontra tudo, menos a programação. O lineup tem, mas quem toca, quando, onde e a que horas, eles não fornecem. Se você é uma pessoa que gosta de se organizar com antecedência, até para otimizar o seu tempo, é preciso ficar atento ao app que eles disponibilizam para você baixar uns quinze dias antes do evento, ao custo de 4,00 libras esterlinas. Agora, se você é do tipo desencanado, mas mesmo assim não quer dar bobeira, logo que  chega ao Bestival, é possível comprar pelo valor de 8,00 libras esterlinas o kit da programação, que inclui colar com mapas e programação resumida, sacola ecológica e um livro sobre o festival.

Fato importante para quem não mora na Inglaterra ou  não tem conta em banco do Reino Unido: traga dinheiro suficiente e, se possível, em notas menores de 50,00 libras esterlinas. Dentro do festival, eles não aceitam cartão de crédito (só nas lojas de roupas), e notas de 50,00 libras esterlinas também não são aceitas (caso sua conta seja inferior a esse valor). Não sei ao certo o  porquê não aceitam notas de 50, acredito que porque são as mais falsificadas no país e também para não atrapalhar a agilidade dos serviços por conta da falta de troco. Caso você tenha conta no país, pode retirar dinheiro nos caixas disponíveis no festival, mas não deixe para o último dia, quando a fila fica enorme e pode-se gastar de 1 a 2 horas. Ah, a taxa cobrada pelos caixas eletrônicos é de 3,00 libras esterlinas por retirada.

E para finalizar, gostaria de agradecer a todas as pessoas que, de alguma forma, fizeram parte dessa grande aventura, em especial aos donos do charmoso B&B The Westfield, Barry, Martin e Kimberly, sempre dispostos a ajudar (inclusive me levando à estação de trem da cidade, por conta da forte chuva no dia de ir embora), e o animado e adorável casal Stuart e Lizzy (aos amigos deles também), por sua amizade e companhia no último dia do festival,  fechando assim com chave de ouro o capítulo Bestival 2011.

Ps: O próximo Bestival já tem data certa para acontecer: do dia 6 ao dia 9 de setembro. Os ingressos para a edição de 2012 começarão a ser vendidos a partir de 23 de setembro de 2011, no site do festival.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s