Era uma casa muito engraçada…

Olá pessoal,

Hoje o dia está feio, nublado e muito frio.

Fui aproveitar esse tempinho chato para dar uma volta de bonde pela cidade. Os bondinhos, conhecidos como street cars, tinham sido substituídos por linhas de ônibus, mas voltaram a funcionar  alguns anos atrás, devido ao seu apelo turístico e, cá entre nós, deixam a cidade muito mais charmosa.

Gostaria de falar sobre uma coisa muito interessante: as casas.

Como vocês já sabem, New Orleans é uma cidade muito supersticiosa e muitas casas possuem algo verde (ou pintada de verde ou as janelas pintadas  etc.), porque acreditam que o verde protege e afasta o mal.

Outro fato curioso é que as casas mais antigas e dos bairros mais pobres são estreitas,  mas muito compridas, isso se deve ao fato de que havia uma lei que você tinha que pagar de acordo com o tamanho da sua casa (ainda não sei se vigora essa lei), mas esqueceram de mencionar o comprimento, por isso as pessoas acabaram construindo casas dessa maneira, para otimizar o máximo de espaço possível,  sem ter que pagar a mais por isso.

Mas o que mais me a chamou atenção foram os bairros que mais sofreram com o furacão Katrina. Esses são bem pouco populosos; muitas pessoas saíram, porque perderam tudo e não tinham como reformar a casa, e outras por medo de que algo parecido aconteça novamente. Mas as que decidiram ficar criaram uma nova forma de arquitetura “New Orleanse”, por assim dizer. As casas têm formatos atípicos  em relação às  da região e muitas são feitas  uns dois metros acima do chão, para que, caso haja enchente, os moradores tenham tempo suficiente para se abrigarem no telhado antes de a água chegar ou mesmo se a enchente for de menor proporção, que talvez ela nem alcance a casa.

Esse é um pequeno monumento que a cidade fez para mostrar até onde a água chegou, e não foi o máximo, ela subiu muito mais que isso, mas foi nessa altura que ela ficou por semanas. Triste.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s